Caminhada Raízes da Bahia leva cultura popular para o Dique

Um espetáculo gratuito e ao ar livre promete movimentar a região do Dique do Tororó, hoje, partir das 16h. Trata-se da Caminhada Raízes da Bahia, que deve reunir cerca de 1.200 representantes da cultura popular de Salvador, região metropolitana, Recôncavo, sertão e baixo sul da Bahia.
Segundo o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, a caminhada é um ato inaugural que marca a gestão da pasta em 2016.
"Será um evento majestoso que busca celebrar a diversidade, pois a população terá a oportunidade de conhecer a riqueza e a força da  cultura popular da Bahia", destacou Portugal.

Na grade de programação do desfile consta a participação dos grupos Esmola  Cantada, da cidade histórica de Cachoeira, Congo, Reisado e Chegança de Cairu, entre muitos outros agrupamentos culturais.
Conjuntos de dança como o festejado Balé Folclórico da Bahia e a quadrilha junina Forró Asa Branca também confirmaram participação.
Identidade
Arany Santana diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), disse que a Caminhada Raízes da Bahia, é um evento importante por apresentar a  essência da cultura tradicional da Bahia.

"Esta caminhada não é apenas cultural, mas educativa porque, através dela, iremos mostrar as origens da formação da nossa identidade", explicou a gestora.
Integração
Além das apresentações dos artistas e grupos culturais, o evento dominical no Dique tem previsão de reunir diversas ações articuladas entre as secretarias do governo estadual.
Segundo a programação divulgada, durante o evento o público terá acesso a uma feira de economia solidária, coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).
Já a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) estará dando apoio e  orientação às vítimas de discriminação, com a presença de integrantes do Centro de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa Nelson Mandela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto social de Noilton Pereira entrega duas casas para famílias carentes em Ruy Barbosa.

Bananas correm risco de extinção. Saiba porque;